segunda-feira, 28 de abril de 2014

Antes de viajar, veja quais hotéis, agências e operadoras promovem ecoturismo


Você é daqueles que têm medo de se perder no meio do mato? Calma, repare que isso geralmente só acontece com aventureiros que não organizam direito a viagem antes de colocar o pé na estrada. E esse planejamento prévio não precisa ser feito exatamente por você, mas pela agência ou operadora que lhe vender a viagem. Ela teve o trabalho de visitar todos os hotéis existentes em seus roteiros para saber se eles não agridem a natureza; de descobrir os destinos que realmente valem a visita; de conferir a infra-estrutura disponível em cada atração turística e assim aconselhar que tipo de público tem condições de desbravá-lo; de encontrar os guias que conhecem os locais visitados e que lidam bem com o público em geral. Não é tão fácil assim fazer todo esse trabalho e por isso muitas vezes você pode ficar na dúvida se a agência ou operadora escolhida realmente não vai deixá-lo na mão. Para ter segurança de optar por uma empresa idônea, tome as seguintes precauções antes de fechar negócio (leia dicas na tabela ao lado).

Hotéis verdes

Se o seu destino de viagem for próximo à sua cidade, talvez você prefira reservar o hotel por conta própria, sem passar pela agência de turismo. Neste caso, como saber se o hotel realmente cumpre práticas ecologicamente corretas? Eis aqui alguns truques para tentar descobrir se isso ocorre:

COMO ESCOLHER O HOTEL

Se o hotel se importa com o ambiente, certamente vai mostrar suas práticas ecológicas com destaque no seu site e não apenas fará um registro para constar
Verifique o tamanho do hotel, incluindo seu número de quartos. Estabelecimentos muito grandes costumam provocar mais danos ao ambiente do que os menores
Cheque como o hotel coleta o lixo produzido lá dentro (verificando por exemplo, se há coleta seletiva), se recicla a água consumida e que tipo de energia utiliza
Pesquise em sites de dicas de viagem as avaliações que outros hóspedes fazem daquele lugar e, como no caso das agências, converse com conhecidos que já tenham pernoitado no local
Confira quais são as atividades e os passeios sugeridos pelo estabelecimento aos seus hóspedes

CUIDADOS NA ESCOLHA DA EMPRESA

Converse com amigos, conhecidos e/ou parentes que já tenham utilizados os seus serviços e pergunte se algum detalhe os deixou descontente e por que motivo isso aconteceu
Confira se a agência ou operadora é associada a entidades como a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens, abav.com.br), a Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo,braztoa.com.br) e a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura,abeta.com.br)
Pesquise na internet a história da empresa e também quantos anos de atuação ela tem no mercado (não que as mais antigas sejam obrigatoriamente melhores do que as novas, mas elas têm experiência e o mérito de terem sobrevivido a várias crises)
Preste atenção se o funcionário que o atende está preparado para responder a suas dúvidas (ou se tem boa vontade para pesquisar o que desconhece)
Pense bem se o roteiro que está pensando em comprar é realmente aquele que você deseja, para evitar uma possível frustração oriunda de uma escolha mal feita - e não exatamente do serviço prestado pela agência
Se pretente praticar esportes de aventura, verifique o estado dos equipamentos de segurança
Com informações e texto de Uol Viagem - Maristela do Valle

terça-feira, 22 de abril de 2014

Os hotéis 5 estrelas em sustentabilidade pelo mundo


Eles são um luxo em serviço, mas também em ecoeficiência energética e baixo impacto ambiental. Conheça oito hotéis ao redor do mundo considerados exemplos de práticas verdes pelo EarthCheck, instituto líder em avaliação da sustentabilidade hoteleira.



Novotel (China, Pequim e México)

Pertence à marca de hotéis da categoria superior dentro do portfólio do grupo Accor, o Novotel tem três endereços de sua rede voltada para negócios considerados exemplos em sustentabilidade: um em Pequim, na China (foto) e dois no México. Segundo o EarthCheck, a rede Novotel dá um show de desempenho em 10 de 15 indicadores de avaliação, que incluem consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa, economia de água, sistema de coleta e reciclagem de resíduos, baixo desperdício de produtos, como papel, entre outros.

InterContinental Singapura

Também voltado para negócios, oIntercontinental Singapura é outro exemplo de responsabilidade social e ambiental, segundo o instituto EarthCheck. Seu ponto alto é o consumo de energia.

Segundo relatório do instituto, o hotel apresenta uma eficiência energética 18,8% acima da média das melhores práticas desta categoria. Em agosto, os quartos e suites do hotel passaram ainda por uma renovação de 7,2 milhões de dólares para ficar mais ainda com a cara da cultura local.


Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa, Jamaica

O design moderno e o serviço 5 estrelas deste hotel jamaicano convivem harmoniosamente com a exuberante beleza natural da região. Bem pontuado em onze indicadores de ecoeficiência do EarthCheck, o Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa tem desempenho invejável no quesito emissões de gases estufa, com índice 39,9% superior à média das melhores práticas.


El Tukan Hotel & Beach Club, México

Além de possuir um programa específico de sustentabilidade, o El Tukan & Beach Club, situado praia mexicana Del Carmen, apresenta rendimento acima da média em onze categorias do EarthCheck. Na lista entram, por exemplo, a boa eficiência energética e a destinação correta de resíduos. Ideal para férias em família, o hotel ainda é rodeado por uma belíssima fauna e flora locais.

Centara Karon Resort Phuket

Localizado em uma ilha na Tailândia, o Centara Karon Resort Phuket procura maximizar a eficiência operacional para minimizar as emissões de carbono, reduzir o consumo de energia e água, e a geração de lixo. Além disso, o hotel mantém um programa próprio de revitalização da paisagem local, com fertilizantes orgânicos roduzidos pela própria comunidade.

La Cabana Beach & Racquet Club

Localizado em Aruba, uma pequena ilha no mar do Caribe, repleta de lindas praias de areia branca e águas cristalinas, este luxuoso resorttambém faz bonito quando o assunto é desempenho ambiental. De 11 indicadores máximos de qualidade do EarthCheck, ele se sai bem em oito, como o de baixa geração de resíduos e consumo de água.


Bina Burre Lodge, Austrália

Os chalés do Bina Burre Lodge ficam no alto de uma montanha no Parque Nacional de Lamington, a 800 metros acima do nível do mar. A rica abundância de aves e animais selvagens que habitam este ecossistema complexo e diverso atraem viajantes que buscam paz e contato com a natureza. Além das visíveis vantagens naturais, o hotel tem desempenho exemplar em relação ao meio ambiente, segundo o EarthCheck. Há mais de 70 anos em operação, o Bina Burre Lodge preserva as características locais e foi o primeiro hotel australiano a receber uma certificação verde.

Heritance Ahungalla, Sri Lanka

A vista do azul da piscina na entrada se confunde com as águas cristalinas do Oceano Índico neste luxuoso hotel no Sri Lanka, à beira da praia.  O compelxo Heritance Ahungalla se destaca pelo bom desempenho em 10 dos 15 indicadores de ecoeficência do EarthCheck. Um dos seus pontos altos é a baixa emissão de gases de efeito estufa, bem inferior a média do hotéis da categoria.

Com informações, textos e fotos de www.exame.abril.com.br

sábado, 12 de abril de 2014

Seja consciente, reutilize e divirta-se !

Brincadeira divertida para conscientizar as crianças de que neste mundo, tudo está conectado! Harmonia, respeito e parceria, porque será mesmo que não podemos viver dessa maneira?




Projeto de Coleta de Resíduos Sólidos


Como fazer a separação do resíduo sólido?

Separar em recicláveis, orgânico e rejeito.
* Recicláveis: Aqueles materiais que podem ser reaproveitados para dar origem a novos. São considerados recicláveis as latas, plástico, garrafa pet, papel, papelão, vidro etc.
* Orgânico: Aqueles materiais que podem ser reaproveitados para adubo. São considerados orgânicos folhas secas, galhos, casca de frutas e legumes, casca de ovo, palito de fósforo, restos de comida etc.
 * Rejeito: É todo resíduos gerado que não pode ser aproveitado devendo ser encaminhado para local apropriado. São considerados rejeito Papel higiênico, absorvente, fraudas descartáveis, bituca de cigarro, guardanapos, isopor.

Como armazenar até a coleta?
* Recicláveis: Os resíduos recicláveis deverão estar acondicionados em sacos de lixo de cor azul com capacidade de 100 litros de 12 micras e em container de cor azul com capacidade compatível à quantidade de resíduos gerada em um dia.
* Orgânico: Deverão ser acondicionados em sacos plásticos com capacidade igual a 100 litros de cor marrom de 12 micras e ainda serem armazenados em containeres também de cor marrom com tampa com capacidade compatível à quantidade de resíduos gerada em um dia.
* Rejeito: Os resíduos não reciclaveis deverão ser acondicionados em sacos plásticos de cor preta de 12 micras com capacidade de 100 litros e seu armazenamento deverá ser feito em container de cor preta, com tampa também com capacidade compatível à quantidade de resíduos gerada em um dia.

Com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito - SEMA

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Casa do Vidro em Bonito inova com reutilização de material


"Sustentabilidade e a criatividade", esse são os dois pilares da Casa do Vidro, em Bonito. A fábrica que existe desde janeiro de 2014 veio para mostrar que vidro não é lixo e pode ser reutilizado de diversas maneiras.

Com informações e foto de Bonito Notícias. 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ações Sustentáveis que podemos inserir em nosso cotidiano


Já pararam para pensar que muitas vezes queremos conscientizar as outras pessoas, sendo que nós mesmos não estamos completamente conscientizados?
Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com pequenas ações que, inseridas em nosso cotidiano, poderão ajudar-nos (e muito) a desenvolver melhor as práticas sustentáveis em nossas vidas!

* converse com familiares e vizinhos a respeito de práticas sustentáveis, quanto mais este diálogo for inserido em seu cotidiano, mais você sentirá que faz parte também.
* conscientize seus filhos sobre nossos problemas ambientais atuais, como poluição, aquecimento global e desmatamento, para que desde cedo tomem consciência sobre a importância de preservar o meio ambiente;
* em casa, que tal apagar as luzes desnecessárias, fechar a torneira na hora de barbear e separar os resíduos recicláveis?
* reduza o uso de copos descartáveis em seu trabalho adotando uma caneca: simples e fácil!
* se você tem vasos de plantas em casa, pode utilizar restos de alimentos como adubo para elas.
* faça a revisão de seu carro e troque óleo e filtros dentro do prazo de validade (ou até antes), assim você economiza combustível e produz menos CO2 para a atmosfera.
* que tal levar a sacola retornável ao mercado, ou até mesmo dispensar as sacolas quando o item que comprou é pequeno que pode ser levado nas mãos?

Essas são algumas dicas! Mais importante do que tentarmos fazer as outras pessoas mudarem, é mudarmos também nossos hábitos.

Texto de Willian Yudi

terça-feira, 8 de abril de 2014

Águas de Bonito é a primeira empresa a aderir ao programa Recicla Bonito

Foto by Fabio Pastorello - Viagens Cinematográficas

O Hotel Pousada Águas de Bonito, empresa participante do Projeto de Turismo Sustentável Bonito - Serra da Bodoquena, foi a primeira empresa da cidade à aderir voluntariamente ao Programa Recicla Bonito, da Secretaria de Meio Ambiente da cidade.

Dentre as ações propostas pelo programa, estão:
> separação do lixo pelas empresas;
> mudança da cor dos sacos plásticos de acordo com a categoria do resíduo descartado;
> compra de containers para armazenamento destes resíduos;
> conscientização dos colaboradores da empresa.

Para mais informações, acesse http://www.semabonito.blogspot.com.br/

Com informações de http://www.aguasblog.com.br

Monumento de Bonito (MS) teve as luzes apagadas em apoio à sustentabilidade


No último sábado (29) a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, apagou por sessenta minutos as luzes do principal monumento da cidade, a fonte das Piraputangas, localizado na Praça da Liberdade, área central de Bonito (MS).
A ação simbólica de apagar as luzes ás 20h30 até as 21h30, ou seja, por 60 minutos, uniu o município de Bonito a outras 142 cidades brasileiras, através do movimento Hora do Planeta. Uma proposta da ONG WWF realizada desde 2007.
O movimento é uma ação simbólica a nível mundial, buscando disseminar boas práticas sustentáveis, mas principalmente um evento antiaquecimento global. No geral, empresas, governos e a população são convidados a participar.
Bonito, detentor de títulos internacionais de sustentabilidade e responsabilidade ambiental participou pela segunda vez consecutiva do movimento, onde a comunidade foi convidada a se deslocar a praça, levando suas velas e lanternas para multiplicar a ação. No momento, contando com a ilustre presença e apoio do Prefeito Leleco, do Chefe de Gabinete da Prefeitura Newton Cirqueira, o Secretario de Meio Ambiente e idealizador do evento, Fabricio Souza Maria, além da Secretária de Turismo, Juliane Salvadori, o presidente da ATRATUR, Marcos Dias Soares e o Vereador Edvaldo Rebeque.
O planeta agradece a participação de todos os presentes e daqueles que apagaram as luzes de suas casas por um planeta melhor.

Com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Colabore com a campanha Green Tax e ganhe um cartão semente

Colaborou, ganhou e plantou! Ao colaborar com a Campanha Green Tax os clientes ganham um folheto que, após plantado, produz uma linda flor.
Bonito Convention & Visitors Bureau e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (Iasb), em Bonito, no Mato Grosso do Sul, distribuirá aos hóspedes de hotéis participantes da Green Tax um papel semente personalizado como forma de agradecimento à adesão na campanha. 

Após a contribuição da Green Tax, o hóspede receberá como forma de agradecimento um cartão produzido com papel reciclado, ecológico e artesanal, que conta com sementes de boca-de-leão durante sua composição. O papel pode ser picado, jogado no solo e regado, para posteriormente germinar uma flor, asseguram as duas entidades. 

O Bonito Convention & Visitors Bureau e o Iasb desenvolveram a campanha Green Tax em outubro de 2013. A iniciativa, implantada em vários hotéis associados ao Bonito CVB, funciona da seguinte maneira: a cada diária será acrescida uma taxa no valor de R$ 2,00. 

A contribuição do hóspede é voluntária e tem como objetivo o apoio ao turismo, às questões ambientais, à cultura e ao desenvolvimento local. Vale a pena colaborar!

Com informações de www.aguasblog.com.br